Tudo começou no dia 1 de Maio de 1886, mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução do número de horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.
No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de três manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos polícias que começavam a dispersar os manifestantes matando um agente, na rixa que se seguiu sete outros morreriam. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. No seguimento cinco sindicalistas serão condenados à morte e três condenados a pena perpétua. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haimarcet.
Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. A 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
(Fonte: Wikipédia )

Em Portugal, só a partir de maio de 1974, após a Revolução dos Cravos, é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio, e passou a ser feriado, tal como em vários países da Europa.

Hoje também celebramos o trabalho e o trabalhador.
Nas fotografias destacamos algumas profissões


Barman


Carpinteiro

Garçon/Assistente de Serviço à Mesa

Electricista


Estéticista


Estivador


Serviço de Quartos


Jardineiro


Médica


Empregada de Balcão


Técnico de Cofragem



Personal Trainer


Vigilante


Conhece mais profissões aqui




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Profissional e Feminina

Há linhas e linhas